quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Castelo no interior Romenia que pertenceu ao ao Rei carlos I , primeiro rei da Romenia.
Você devem estar perguntando o que faz uma foto de um castelo num blog de negocios?
Poi é, o que me levou a Romenia foi a necessidade de acompanhar meus clientes da Europa Ocidental,que primeiro mudaram suas fabricas,para o Leste Europeu e, agora as areas administrativas,em buscas de melhores oportunidades de redução de custos.
Essa tendencia nos coloca frente a frente com uma nova realidade,pois, apesar de ser o mesmo cliente global,temos novas pessoas para nos relacionar,com suas proprias culturas e valores.
Não adianta querermos fazer negocios pelo telefone ou pela internet.Nós temos que ir até lá ,para conhecer o pais, as pessoas,enfim absorver um pouco da nova cultura.Isso só conseguindo investindo tempo para observar como eles trabalham,vivem,pensam e,que carga de experiencia de vida tem.
Vale recordar que a Romenia foi um pais comunista que enfrentou muitos anos de um regime ditatorial muito fechado,até a queda do Muro de Berlim,há vinte anos, quando o ditador foi deposto e, executado num rito sumario.
Entretanto, os anos passados trousseram novos ares.Encontrei pessoas alegres, joviais e, interessadas pelo novo trabalho que se abre com a chegada de empresas internacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário