terça-feira, 14 de julho de 2009

Entrevista com Tom Kelley

Ontem a noite,estava ouvindo o otimo canal "HSM Management",quando começou uma entrevista com o Tom kelley,CEO da Ideo,uma firma norte-americana de design e inovação.
Como me interesso muito pelo assunto,acompanhei com sono e,muita atenção a entrevista.
O entrevistador logo de inicio perguntou que perfil de pessoas uma empresa precisa ter para ser inovadora e, a ideia do Tom Kelley foi centrada em tres tipos de pessoas.
O "Antropologo",que se interessa pelo estudo das pessoas,como seres animais,sociais e,morais, procura entende-las e,descobrir o que o que as motiva,como elas agem e, a partir desta investigação é capaz de identificar oportunidades,para satisfaze-las em seus desejos,muitos deles,não totalmente percebidos e,explicitos.
A segunda pessoa é o "experimentador",aquela pessoa que é curiosa ,persistente,que vai tentar sem cansar até chegar a forma que efetivamente atenda o desejo das pessoas,ou clientes.
Ele deu um exemplo curioso,o caso do inventor do aspirador ciclonico,que até chegar a forma definitiva,fez mais de 5.000...prototipos,que deram errado,mas não desistiu!A grande parte das pessoas teria abandonado o projeto e, deixado morrer uma boa ideia.Quantas e quantas vezes não fazemos isso nas nossas empresas.Abandonamos idieas novas,em detrimento da repetição.Deixamos o piloto automatico ligado,por muito tempo.
E, a terceira pessoa é o "polenizador".Aquela pessoa que pega uma ideia e, vai se incumbindo de disemina-la,na organização ,transmitindo entre todos os colegas.
Uma sugestão do Tom kelley foi,quando mandar um profissional,para uma viagem ao exterior,que ele seja incubido no retorno,de fazer um seminario para os colegas,para relatar tudo o que viu e aprendeu.Assim, os novos conhecimentos se dissiminam na organização e, a pessoa sabendo que terá que multiplicar,se concentra em aprender muito mais.Ao perceber que ela pode realizar com qualidade este trabalho,ela incorpora e, em outras vezes tomará a iniciativa ela mesma de propor,que faça o seminario,no retorno de outra viagem.
Empresas de grande porte podem ter especialistas dedicados,conforme estes perfis que ele identificou,mas empresas pequenas podem ter pessoas com caracteristicas,dessas personagens e, fazerem o papel do antropologo,do experimentador e, do polinizador.
É uma otima ideia,porque não experimenta-la.

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