sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

PALESTRA RUDY GIULIANI
EXPO MANAGEMENT 2009
fazem duas semans eu participei de uma palestra com ex-prefeito de New York City quando do atentado terrorista em 2001 e, homem do ano da revista Time do mesmo ano devido sua liderança em momentos de crise.
Gostei muito da palestra e, algumas “pistas” que ele deu são muito uteis para nós, que exercemos função de lideres.
Iniciou a palestra perguntando se um líder nasce ou aprende ser líder?
Brincou que primeiro precisa nascer!Mas que o líder aprende ser líder e, faz isso não na escola, mas praticando a liderança e, observando/trabalhando com outros lideres.
Segunda coisa que destacou como fundamental é a utilização de dados, para tomar as decisões e, a importância que a informática hoje tem para processar as informações e, tornar os dados disponíveis.
Comentou sobre a principal tarefa ,quando assumiu a prefeitura de NY e, a importância dos dados, para agir nas regiões certas e, nos tipos de crimes que estavam ocorrendo.
Na seqüência falou de princípios que um líder deve seguir para tomar boas decisões:
· LER
Falou da importância de ler muito sobre determinado assunto, para aprender com profundidade sobre determinada matéria, que se pretende agir. Buscar conhecimento de diversos autores, com opiniões diferentes.
· OUVIR
Fale com pessoas que são experts no assunto. Ouça a equipe e,os auxiliares.Tenha mentores,ouça pessoas de fora da equipe que possa contribuir com um pensamento não considerado .
· DEBATER
Se exponha a pessoas com pensamentos totalmente divergentes. Por exemplo, pessoas que são totalmente favoráveis a um determinado projeto e, outras que são totalmente contrarias.Com isso você obtém visões positivas e, negativas vistas por ângulos bem diferentes ,que enriquecem a tomada de decisão.Pois, em geral as coisas não são preto ou branco e, cada lado tem coisas a serem aproveitadas ou corrigidas.
· ESCREVER
Ponha no papel, liste ou prós e os contras uma determinada decisão. Organize as idéias por escrito.Vá melhorando os dados para a tomada de decisão.
· PENSAR
Tenha tempo para pensar, durma sobre o problema. na manha seguinte a situação estará mais clara na mente e, será mais fácil racionalmente tomar a decisão.

Lições da mãe dele:
“Se você tem muitas coisas para fazer ao mesmo tempo, não faz nada bem feito”
Quando assumiu a Prefeitura estabeleceu apenas três metas:
· Reduzir a criminalidade;
· Reduzir os gastos do governo e
· Reduzir os Impostos.
Conseguiu realizar todos os três objetivos.

SEIS PRINCIPIOS DE LIDERANÇA

· Para liderar pessoas você precisa saber onde esta indo.
Se você não sabe onde esta indo a equipe saberá menos ainda. Tenha metas especificas,seja orientado por resultados.
· Seja Otimista, Pense Positivo
Seja entusiasmado pelo que faz e, contamine a equipe. Monte uma equipe com pessoas que tragam o problema ,mas junto sugestões de como resolve-lo.Desincentive os encontradores de problemas.
· Tenha coragem.
Tenha coragem para tentar coisas novas e, assumir riscos.
Existem pessoas que passam 20-30 anos da carreira procurando não errar. Essas pessoas não são tomadoras de decisões,pois, decisões contem riscos de errar.
Coragem não significa ausência de medo, mas a capacidade de superar o medo e, não de estancar diante dele.
· Preparação e Pratica
Para fazer algo prepare muito e pratique muito. Esta é a técnica dos grandes esportistas e, artistas.Antes de fazer algo praticam muito para não enfrentar novas situações quando estão frente a uma situação real.
Preparação e pratica é a melhor maneira de se convencer que pode superar seus medos.
Vá à cena do crime para tomar decisões.
· Teamwork
Nunca seja o líder que acha que pode fazer tudo sozinho e, não precisa de ajuda da equipe.
Reconheça suas forças e fraquezas. Se não consegue pergunte para a esposa...
Monte uma equipe para compensar suas fraquezas.
Para contratar pessoas selecione dois ou três com competência para a função e, contrate a que tem mais entusiasmo, pelo trabalho a ser feito.
· Comunicação
Não é possível liderar sem comunicação aberta e transparente.
Use dados, estatísticas, tenha indicadores.
Forneça metas para a equipe, monitore e corrija antes de falhar.
Dê feedback.
Pensamento do pai dele:
“É mais importante que você compareça em funerais do que casamentos”... Pessoas em funerais precisam mais da sua ajuda!
Cuide das pessoas que elas retribuíram cuidando de você e, se fidelizando.


Para finalizar:
Descubra o que você tem de único e, ponha energia para desenvolvê-lo!

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